Criada pela ONU, a iniciativa destaca os principais players ligados a transição energética em nível mundial
A Unigel – uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados – celebra o recebimento do prêmio “Energy Transition Changemakers”, concedido pela Organização das Nações Unidas durante a 28ª edição da Conferência de Mudanças Climáticas.
A companhia foi reconhecida por seu projeto de hidrogênio verde e amônia verde, a primeira iniciativa em escala industrial do Brasil e a maior do mundo quando entrar em operação, com previsão de inauguração no segundo semestre de 2024. O prêmio foi escolhido dentre mais de 1.000 inscritos, a partir de uma seleção de projetos de energias renováveis e de descarbonização definidos por um comitê de especialistas para destacar soluções particularmente inovadoras e escaláveis. A Unigel foi a única brasileira dentre as 13 empresas premiadas.
A cerimônia aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e contou com a presença de Leo Slezynger, Acionista e representante da Unigel na COP28. “A fábrica de hidrogênio verde da Unigel evitará a emissão de mais de 800.000 toneladas de gás carbônico, contribuindo positivamente para um dos principais desafios globais no que se refere ao combate das mudanças climáticas. Esse prêmio celebra o pioneirismo da empresa em uma causa tão importante como a transição energética”, ressalta.
Além do recebimento da honraria, a companhia também esteve presente no painel dedicado aos debates em torno da transição energética. “A questão climática é urgente e o Brasil tem possibilidades reais de protagonismo nesse mercado. O futuro sustentável da indústria química começa hoje. E nesse futuro, o hidrogênio e a amônia verdes, o Brasil e a Unigel são protagonistas,” conclui Slezynger.