Dado o estágio avançado de negociações, Unigel entra com pedido de mediação que garante ambiente organizado para conclusão de acordos
Nesta segunda-feira (11), a Unigel instaurou processo de mediação a fim de negociar condições de pagamento de determinados créditos existentes. Em razão da mediação, a Companhia ajuizou processo de Tutela de Urgência Cautelar perante a comarca da capital de São Paulo, buscando garantir a continuidade das negociações e suspender eventuais ações e atos de execução que venham a ser adotados por credores pelo período de até 60 dias.
“Esse período será importante para costurar novos acordos no âmbito do plano de readequação da estrutura de capital da Companhia, que envolve venda de ativos específicos, discussões estratégicas e negociações com principais credores”, afirma Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel.
Na última sexta-feira (01/12), a Empresa assinou contrato de venda da operação de chapas acrílicas no México, cujos recursos devem ser utilizados para reforçar a posição de caixa da Companhia. Além disso, a empresa vem negociando com a Petrobras eventuais alternativas para viabilidade da continuidade da produção nacional de fertilizantes nitrogenados e possível parceria envolvendo o projeto de hidrogênio verde, recentemente premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Energy Transition Changemaker”, durante a 28ª edição da Conferência de Mudanças Climáticas, a COP28.
No âmbito dos credores, Roberto comenta que, apesar da aceleração do vencimento das debêntures aprovada em assembleia no dia 6 de dezembro, as negociações com principais credores continuam de forma construtiva, e espera chegar a um acordo dentro do prazo de até 60 dias concedido pela mediação. “O processo de mediação garante um ambiente organizado para que possamos continuar as tratativas com os demais credores de forma estruturada, visando uma solução negociada, que entendemos ser a melhor alternativa para todas as partes envolvidas”, ressalta.
Sobre a Unigel
Fundada em 1966, a Unigel está estrategicamente localizada no Brasil, nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo. Tem posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados se consolidando como uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país.
Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Além disso, a companhia realiza a primeira iniciativa para produção de hidrogênio e amônia verdes do Brasil.