Iniciativa vem com objetivo de proporcionar unidade de produção de ácido sulfúrico – matéria-prima na fabricação de sulfato de amônio – em escala suficiente para atender a necessidade das unidades de produção de sulfato em Laranjeiras (SE) e em Candeias (BA)
A Unigel anuncia emissão de R$500 milhões em debêntures em sua primeira operação no mercado local de dívida. A oferta marca a entrada da Unigel nessa frente que diversifica seu acesso a fontes de financiamentos e dá sequência ao processo iniciado em 2018, com a primeira emissão de bonds no mercado internacional.
A operação faz parte de uma estratégia que foca na integração e complementaridade dos negócios da companhia. O ativo tem como destino a construção de uma unidade de produção de ácido sulfúrico – matéria-prima usada na fabricação de sulfato de amônio – no Polo Industrial de Camaçari (BA). A nova fábrica vai atender em escala suficiente a necessidade das unidades de produção de sulfato em Laranjeiras (SE) e em Candeias (BA).
“Ao longo dos últimos anos, a Unigel tem feito movimentações importantes na busca de crescer de forma cada vez mais consistente. Em 2021, arrendamos as Fafens da Petrobras na Bahia e em Sergipe, que estavam desativadas e assumimos o posto de única produtora local de ureia e a maior em amônia da América Latina. Na última semana assinamos, junto ao governo do Estado de Sergipe, um protocolo de intenções para reativação da fábrica de sulfato de amônio, localizada em Laranjeiras (SE) e agora vamos usar as debêntures para movimentar em tempo recorde uma nova planta de ácido sulfúrico” afirma Daniel Zilberknop, CFO da Unigel. Todas as ações estruturadas tem o objetivo de dobrar a capacidade de produção em algumas frentes e otimizar ainda mais preço e tempo do que já é comercializado no mercado.
A empresa liquidou a oferta pública com esforços restritos nos termos da Instrução CVM nº 476 de 16 de janeiro de 2009, de 500.000 (quinhentas mil) Debêntures simples, não conversíveis em ações, em série única, perfazendo na data da Emissão o valor de R$ 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais), com prazo de vencimento de 5 (cinco) anos e taxa de CDI + 2,10% ao ano. A oferta teve como bancos coordenadores Itaú BBA (coordenador líder) e Banco J. Safra.
Atualmente, a Unigel é a maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do Brasil e conta com a capacidade de produção de 925 mil toneladas de amônia, 1.125 mil toneladas de ureia e 220 mil toneladas de ARLA. Juntas, as duas unidades no estado de Sergipe e Bahia geram, em média, 1.500 empregos diretos e indiretos. A companhia está comprometida com a maximização da produção de fertilizantes no Brasil, atuando para garantir a segurança alimentar e nutricional no país.