A conquista é resultado de um conjunto de ações que gerou redução no consumo de água e reaproveitamento de rejeitos da estação de tratamento água, na AGRO-BA
Após passar a utilizar CO2 (dióxido de carbono) para tratamento de efluentes, de forma permanente, a Unigel – uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país – comemora uma marca sustentável importante: o menor volume de captação de água e geração de efluentes dos últimos 12 meses.
Segundo Deiviti Caetano, gerente executivo industrial da Unigel, a marca foi atingida devido a um conjunto de inovações tecnológicas que foi implantado na fábrica de fertilizantes nitrogenados no Polo Petroquímico de Camaçari (BA). “Desdobramos ações que geram um maior ciclo de concentração nas torres de refrigeração e redução do volume de purga (água descartada) nos sistemas de água de refrigeração (AGR). Também solicitamos a instalação de mais um leito de osmose reversa para reaproveitamento dos rejeitos da estação de tratamento de água (ETA). E, agora, ao menos 70% do que era descartado na nossa ETA é reaproveitado”, explica. Tudo isso sem a necessidade de novos investimentos.
Com esse conjunto de iniciativas, a Unigel já conseguiu reduzir a captação diária de água em 1800 m³/ dia. Segundo dados da ONU sobre a demanda mínima mensal de água por pessoa, o volume de redução já alcançado é suficiente para suprir o consumo mensal de uma população de aproximadamente 16.000 pessoas.
“De forma geral, a indústria química tem uma alta carga orgânica (potencial de poluição de contaminantes orgânicos) em seus efluentes. Porém, na produção de fertilizantes nitrogenados, a Unigel se dedicou ainda mais ao tema com objetivo de proporcionar iniciativas mais sustentáveis referentes à gestão de rejeitos industriais e de recursos hídricos. Tais iniciativas têm potencial de gerar resultados relevantes com menor impacto ao meio ambiente e podem inspirar outros players do mercado”, completa Deiviti.
Sustentabilidade no centro do modelo de negócios
A nova alternativa para o aproveitamento do efluente e as constantes melhorias na gestão de rejeitos e recursos hídricos fazem parte de um conjunto de ações que a Unigel tem intensificado cada vez mais, fortalecendo o compromisso com seus temas materiais e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na frente climática, a empresa se posiciona como um player estratégico na promoção da descarbonização de diversas indústrias e da frota marítima global, ao anunciar a primeira fábrica do Brasil de Hidrogênio Verde e Amônia Verde.
Sobre a Unigel
Fundada em 1966, a Unigel está estrategicamente localizada no Brasil, nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo, e no México. Tem posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados se consolidando como uma das maiores empresas químicas da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do país
Presente no dia a dia das pessoas, a Unigel fornece insumos fundamentais para a fabricação de produtos finais nos mercados de eletrodomésticos e eletrônicos, automotivo, tintas e revestimentos, construção civil, papel e celulose, embalagens, saúde e beleza, têxtil, mineração e agricultura. Além disso, a companhia realiza a primeira iniciativa para produção e distribuição de hidrogênio e amônia verdes do Brasil. Com investimento de US$120 milhões, a nova fábrica será a maior do Brasil quando inaugurada no fim de 2023.