loader image

img_art-onipresente

Para muitas pessoas – infelizmente –, a química é uma coisa que ficou guardada em alguma caixa do passado, nunca mais aberta desde o fim do Ensino Médio. Em um primeiro momento, isso pode ser até verdade, já que, para os que seguiram carreira em Humanas, por exemplo, calcular o mol ou fazer o balanceamento de uma equação são coisas alienígenas ao cotidiano.

Por outro lado, a grande beleza da química é que ela está presente em tudo, em todas as coisas, em todos os momentos ­– queiramos nós ou não –, desde o milagre da vida até as coisas mais prosaicas. Parafraseando Nelson Rodrigues, sem química não se chupa nem um Chicabon!

Graças à química, o nosso mundo se tornou um lugar mais confortável para se viver. Nossos carros, casas e roupas transbordam o que de melhor a matéria pode nos oferecer. O nosso futuro energético dependerá dela, assim como alcançar um dos maiores objetivos do milênio: prover água e saneamento básico para toda a humanidade.

Um mundo sem a ciência química seria um mundo sem materiais sintéticos, ou seja, sem telefones, sem computadores, sem plástico e sem cinema, só para ficarmos em alguns exemplos. Ele também seria um pouco mais sujo e insalubre, já que não haveria aspirina, detergentes, shampoo ou pasta de dente. Ah, e as pessoas também seriam menos bonitas, já que cosmético e algo que não existe por lá! Contraceptivos, tinta, papel – e, consequentemente, jornal, livros e revistas –, nem pensar! Dá para imaginar o quão triste, chata e caótica seria a nossa vida?

Aliás, alguém aí falou em vida? Bem, saiba que ela só existe – ou, se preferir, nós só existimos – graças às milhões de reações químicas que ocorrem no núcleo de cada célula do nosso corpo, o tempo todo, desde a fecundação até o último suspiro. Ou seja, a química existe por conta própria, sem que tenhamos que nos dar conta! Além disso, ela também é responsável por nos manter vivos, por meio dos remédios.

Estima-se que, desde que foi “inventada”, a penicilina – primeiro antibiótico sintetizado pelo homem ­– já salvou mais de 70 milhões de vidas em todo o mundo. A história do seu advento, assim como tantas outras histórias no mundo da química, é curiosíssima. Vale reservar alguns minutinhos e ler a respeito! Mas o fato é que somente graças aos conhecimentos químicos, foram capazes de sintetizá-la e, assim, criar o primeiro antibiótico. E atenção: aqui, estamos falando e apenas um exemplo! A lista seria interminável, se fôssemos passar um pente fino sobre a estreita e profunda relação entre a química e a farmacologia.

A grande verdade é que a ela, embora ainda seja associada a coisas ruins, como venenos, intoxicações, radioatividade, bombas e afins, deve ser celebrada a cada dia, pois, seja você um amante de carbonos, sulfatos e polímeros ou não, o fato é que a química faz parte da nossa vida e nós devemos muito a ela!