Aumento da demanda deve-se à nova norma Proconve P8, que define padrões mais rigorosos para conter as emissões de gases poluentes e entra em vigor em 1º de janeiro de 2023
A Unigel prevê dobrar as vendas de ureia automotiva (cuja marca adotada pela empresa é Nitrogel Premium) na próxima década. O insumo, produzido exclusivamente pela Unigel no Brasil, é essencial para a fabricação do ARLA 32.
Essa previsão de aumento da demanda deve-se, principalmente, à entrada em vigor da norma nacional Proconve P8 a partir de 1º de janeiro de 2023. A P8, similar ao padrão internacional Euro 6, aumenta as exigências para que motores a diesel sejam equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), que reduz consideravelmente a emissão de gases poluentes por estes veiculos.
ARLA 32 é uma solução de ureia de altíssima pureza (também conhecida como Ureia Automotiva), usada para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) nos motores à diesel equipados com a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), que converte os gases poluentes que sairiam pelo escapamento em nitrogênio e vapor de água).
“Atualmente, o consumo de ARLA gira em torno de 3% a 4% do consumo de diesel. Com as novas exigências, esse consumo deve aumentar para algo entre 5% a 7%. Ou seja, a cada 100 litros de diesel consumidos por um caminhão, o consumo de ARLA 32 pode chegar a até 7 litros”, explica Paulo Arnaez, diretor executivo comercial da Unigel Agro.
Aumento da produção em Sergipe e na expedição na Bahia
Na segunda metade de 2022, atenta ao potencial aumento da demanda, a Unigel adaptou sua fábrica de Laranjeiras (SE) para também produzir a ureia Nitrogel Premium, que tem especificação muito rígida, adequada para formulação de ARLA 32. Até então, apenas a fábrica de Camaçari (BA) produzia a ureia nesta especificação. Além disso, a Unigel também aumentou a sua capacidade de expedição da Nitrogel Premium em Camaçari (BA), com maior capacidade para ensacar o produto, que não pode ser transportado a granel em função da altíssima pureza.
“A formulação de ARLA 32 necessariamente deve sempre ser feita com ureia automotiva, como a Nitrogel Premium oferecida pela Unigel. A utilização de ureias fora desta especificação pode agravar as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) na atmosfera, com efeito contrário ao esperado com a nova norma e em desacordo com os avanços de descarbonização”, alerta Arnaez.
A Unigel também tem capacidade de produção de 220 mil toneladas por ano de ARLA, com possibilidade de expansão. Entretanto, o foco da Unigel está na venda de ureia automotiva para formuladores de ARLA em todo o Brasil. “A Unigel é a única produtora nacional de ureia automotiva e o nosso foco é abastecer o mercado brasileiro de formuladores de ARLA 32”, explica Arnaez.