ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

A ocorrência de grandes acidentes envolvendo as indústrias químicas e seus impactos significativos (financeiros e de imagem), somados à pressão crescente da sociedade, levaram a indústria química mundial a repensar suas estratégias de segurança e relacionamento com seus públicos.
Em 1984, a Canadian Chemical Producers Association – CCPA criou o Responsible Care, estabelecendo novas diretrizes para as questões de segurança dos processos, produtos, segurança dos trabalhadores e para a proteção ambiental. Posteriormente adotado por outros países, representa uma estratégia da indústria química mundial para impulsionar a melhoria contínua em saúde, segurança e meio ambiente juntamente com uma comunicação aberta e transparente com as partes interessadas.
No Brasil, a ABIQUIM (Associação Brasileira da Indústria Química) lançou, em 1992, o Programa Atuação Responsável® como uma iniciativa destinada a apoiar a indústria química na gestão de suas atividades em saúde, segurança e meio ambiente. O programa demonstra a postura da indústria química de proatividade, transparência e diálogo com as partes interessadas na indústria e o compromisso com a sustentabilidade do setor químico brasileiro, contribuindo para a promoção da competividade e do desenvolvimento sustentável da indústria química instalada no País.

A Unigel aderiu ao programa em 2012 e, desde então, vem evoluindo significativamente em suas condutas de sustentabilidade, com destaque para a redução na destinação de resíduo industrial, no volume de efluente lançado, nos índices de acidentes com e sem afastamento e no consumo de água.

Mais informações: www.abiquim.org.br/programa/atuacao-responsavel

VEJA MAIS