[ Estirênicos ]

O estireno é um produto essencial na operação na Unigel, uma vez que dele derivam outros importantes materiais também produzidos pelo Grupo e outras empresas. Além do poliestireno Unigel, entre as suas principais aplicações do monômero destacam-se a resina acrílica para tintas, a resina poliéster, o poliestireno expandido (EPS), a borracha utilizada pelo mercado automotivo (pneus, sobretudo), o látex e a resina ABS para mercado automotivo.

 Poliestireno

O poliestireno, obtido pela polimerização do monômero de estireno, impulsiona o nome Unigel internacionalmente, com fornecimentos para América do Sul, América Central, México, Estados Unidos e África do Sul, além do mercado interno.

Suas aplicações mais conhecidas são os descartáveis termoformados (copos e pratos) e injetados (talheres), os eletrodomésticos da linha branca (componentes internos de refrigeradores, sobretudo), o poliestireno espumado (material das bandejas de frios e carnes, por exemplo), as embalagens de laticínios como iogurte e variadas utilidades domésticas.

O potencial de mercado, porém, é ainda mais amplo e diverso, podendo atender às indústrias de materiais elétricos como espelhos de tomada, higiene pessoal como barbeadores, TVs e outros eletroeletrônicos, materiais escolares e de escritório, embalagens de cosméticos e itens hospitalares/farmacêuticos (reguladores de soro, por exemplo).

Em suas plantas de PS, a Unigel produz HIPS (poliestireno alto impacto) e GPPS (poliestireno cristal). Destacam-se, como diferenciais, o U8815, único no mercado brasileiro com elevada propriedade mecânica e elevado brilho; o U8884G, desenvolvido com exclusividade para oferecer resistência química, principalmente em aplicações como barbeadores e lâminas de barbear; e o U8854, desenvolvido para aplicação de injeção de pré-forma e posterior sopro para formação de frascos. 

Navegue e visualize toda linha e suas especificações técnicas: